Genealogia

Dicas de Investigação Genealógica e o uso da Informática.

 
Home  
Artigos  
Datasheet's  
Esquemas  
Circuitos  
Cursos Online  
Links  
Classificados  
Modo Serviço  
Códigos DVD  
Impressoras / Reset  
Cartuchos / Reset  
     
     
 

DIRETÓRIOS

 
     
Astronomia  
Genealogia  
Ufologia  
Pesca Amadora  
Numismática  
WebCam  
Drivers  
     
     
 

SOBRE O SITE

 
     
Premios Recebidos  
Sites Parceiros  
Links para Freebr  
     
 

Anúncio provido pelo BuscaPé
 

INVESTIGAÇÃO GENEALÓGICA

 

   A informática é sem dúvida nenhuma um grande aliado na pesquisa genealógica. Com o uso de alguns soft's e periféricos podemos fazer descobertas importantes durante este emocionante trabalho de investigação. Vejam apenas um exemplo que ilustra bem este tema:

   Na busca de meus antepassados, estava à procurar informações sobre algumas pessoas que encontrei numa pequena e velha fotografia. Como não havia mais ninguém à quem perguntar que pudesse reconhecer às pessoas da foto, resolvi scannear para arquiva-la digitalmente e assim preservar a imagem. Qual não foi a minha surpresa ao ver a foto ampliada na tela do computador: Haviam nomes escritos à lápis abaixo de cada pessoa, e isso foi fundamental para descobrir "quem era quem" e assim partir para novas pesquisas.

   Abaixo, a reprodução da foto encontrada:

  Na foto seguinte o detalhe da ampliação em 400 dpi através do scanner:

      A observação detalhada de uma fotografia pode nos levar à outras descobertas. Na primeira foto existe uma casa ao fundo. Meses depois encontrei uma foto de minha mãe (quando ainda era solteira) e notei a mesma casa na foto acabando por descobrir onde moravam meus avós maternos, pois no verso existia a data e local da fotografia.

      Se você tem interesse em genealogia aprenda algo importante: Converse com os mais velhos de sua família enquanto eles estão vivos ou lúcidos. Certamente eles vão gostar muito de relembrar o passado e poderão lhe fornecer informações importantes que talvez você não consiga mais encontrar. Anote tudo (datas, nomes, apelidos, lugares, etc). Se possível filme ou grave as pessoas contando um pouco de sua história.

   Outra fonte de informação preciosa são as cartas, fotos, diários, bilhetes, postais e outras coisas mais que nossos avós guardavam. Examinando alguns documentos antigos que consegui, encontrei um telegrama de meu falecido pai endereçado ao meu avô comunicando o falecimento de uma pessoa de nome Ênio. Meses depois achei uma carta escrita por meu Pai que fazia referência ao telegrama enviado e falava sobre a morte dele, mas sem informações sobre o parentesco. Semanas mais tarde achei um santinho com o comunicado do falecimento desta mesma pessoa, e qual não foi a minha surpresa ao verificar que o sobrenome era o mesmo de meu Pai:  Silva Martins. A descoberta deste meu Tio que até então nunca ouvira falar se confirmou num techo de um rascunho de diário escrito por minha mãe. Vejam a sequência dos documentos por ordem de localização.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

TELEGRAMA SANTINHO TRECHO DA CARTA

TRECHO DO DIÁRIO

ENCONTRANDO PISTAS

 

   Durante uma investigação genealógica, todo detalhe é importante e pode se tornar uma pista na busca de seus antepassados.

Placas de Automóveis em Fotos

Nos arquivos dos antigos órgãos responsáveis pelos cadastramentos de veículos, existe a possibilidade de se levantar o proprietário.

Diários

   Sem dúvida nenhuma uma das melhores fontes de informações, pois sempre fazem referência às pessoas da família contando um pouco de sua história, além de uma grande emoção ao ler os escritos de seus antepassados.

DOCUMENTOS PAROQUIAIS

   Documentos que podem ser obtidos em igrejas (registros de casamentos, batizados, etc..) sempre fornecem muitas informações importantes. Você pode enviar cartas para as paróquias das cidades onde viverem alguns de seus antepassados, e contando com a boa vontade (o que normalmente acontece) solicitar a possibilidade de encontrar algum documento, fornecendo sempre uma data aproximada e todos os dados que disponha, mesmo que sejam poucos e pareçam insignificantes.

CARTÓRIOS

   Você poderá solicitar pessoalmente ou até mesmo por carta (sempre contando com a boa vontade) uma pesquisa tentando localizar certidões de nascimento, óbito, imóveis, etc.

A PRIMEIRA FASE

   Na primeira fase de sua pesquisa, concentre-se no que pode encontrar dentro de sua própria casa: Fotografias antigas, cartões postais, cartas, santinhos de missa de 7o. dia, documentos, etc... Sempre alguém tem o costume de guardar estes materiais naquelas caixinhas, bauzinhos e até mesmo junto a outras coisas antigas. Quando alguém morre na família muitas vezes os filhos guardam esses materiais, mais existem aqueles que preferem colocar tudo numa caixa e abandonar num canto qualquer para não terem recordações tristes.

   Anote todos os nomes de pessoas que não conhece quando encontrar em alguma carta, postal ou bilhete, junto com a data e cidade (se estiverem presentes nestes papeis). Seja organizado, tenha cadernos para anotações e se possuir computador, crie planilhas já estruturadas para conterem estes dados. Caso possua scanner, digitalize todas as fotos que encontrar e também os escritos com letras pequenas e pouco legíveis. Com a ampliação na tela você pode visualizar melhor as frases e também encontrar dados importantes nas fotos, como nomes escritos à lápis que a gente quase não percebe pois já se encontram apagados com o tempo. Muitas vezes na ampliação você consegue ler nomes de ruas em placas, nomes de lojas e muitos outros detalhes importantes como referência.

   A observação e memorização de detalhes em fotografias pode nos levar a descobertas importantes. Como exemplo apresento a seguir uma foto na qual gostaria de identificar a localidade onde foi tirada:

Devido ao tamanho e distância da máquina, uma ampliação não revelou maiores detalhes, porém ao localizar um cartão postal lembrei-me da imagem da construção ao fundo que era a mesma no cartão. Ampliando o postal com uso do scanner foi possível identificar a localidade. Veja abaixo:

 

[RETORNA]  [CONTINUA]

 

RETORNAR

© Freebr.com  2004-2005 . Direitos Reservados   |   free web template from myfreetemplates.com   Free web templates by MyFreeTemplates.com